UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.64671/acta.v1i2.13Palabras clave:
comunicação, aprendizagem, enfermagemResumen
A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), pode ser entendida como o meio técnico o qual transmite a informação e, por conseguinte, auxilia a comunicação. Devido a rapidez com que as informações, os protocolos e as pesquisas avançam, é necessário que o discente seja um sujeito ativo, demonstrando flexibilidade, criatividade e disposição para buscar o conteúdo atualizado e baseado em evidências científicas robustas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo geral analisar as potencialidades e dificuldades do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação por estudantes de Enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem exploratória e descritiva, realizado em uma instituição de ensino superior do interior baiano conforme parecer nº 6.742.241 aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Os dados foram colhidos por meio de um questionário na plataforma Google Forms, no mês de abril de 2024, no qual constavam questões que oportunizaram os participantes relatarem sobre suas impressões quanto os potenciais do uso da tecnologia na aprendizagem em Enfermagem, bem como aspectos dificultadores. Para a análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Em relação aos achados, emergiram cinco categorias: Compreendendo o que é Tecnologia da Informação e Comunicação; Utilizando as TICs para estudo, Enxergando a parceria das TICs e o docente na sala de aula; Elencando as TICs mais utilizadas em sala de aula durante a formação e Enfrentando dificuldades do uso da internet no processo educacional. Revelou-se que a percepção do discente sobre as TICs é vista como instrumento facilitador do processo formativo, potencializando as práticas de ensino/aprendizado. Espera-se que este estudo contribua para a melhoria das práticas de uso nas redes e o despertar para novas possibilidades educacionais com o uso da tecnologia.
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