CONHECIMENTO DE CUIDADORES DE PACIENTES SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.64671/acta.v1i4.23

Keywords:

Úlcera por pressão. Prevenção. Cuidador.

Abstract

INTRODUÇÃO: a lesão por pressão (LP) é um grave problema de saúde pública devido à sua alta prevalência e aos custos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, a prevenção é a estratégia mais eficaz, sendo os cuidadores figuras essenciais para minimizar ou evitar o agravo. OBJETIVO: analisar os conhecimentos dos cuidadores de pacientes sobre a prevenção de LP, e como objetivo específico, descrever os cuidados preventivos implementados por esses cuidadores. METODOLOGIA: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana - BA, com 27 cuidadores de pacientes internados nas clínicas médica e neurológica. A coleta de dados ocorreu em junho de 2025, por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os participantes foram esclarecidos quanto aos objetivos, contribuições e riscos do estudo e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). RESULTADOS: apontaram que muitos cuidadores se encontram nos níveis iniciais da Taxonomia de Bloom, com limitações nos conhecimentos teóricos, embora o conhecimento empírico tenha possibilitado ações práticas mais efetivas. O perfil sociodemográfico revelou predominância de mulheres, pardas e com baixa escolaridade. CONCLUSÃO: há necessidade de estratégias educativas permanentes, acessíveis e baseadas em evidências para qualificação dos cuidadores, além da valorização da atuação da equipe de enfermagem como agente disseminador de informação. Logo, o estudo contribui para a prática assistencial e para a formulação de políticas públicas voltadas à prevenção de LP.

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Published

2025-12-16

How to Cite

CONHECIMENTO DE CUIDADORES DE PACIENTES SOBRE PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO. (2025). Acta Scientific Sciences, 1(4). https://doi.org/10.64671/acta.v1i4.23